30/10 – Terça-feira 30ª Semana do TC
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
A parábola da semente de mostarda fala do dinamismo do Reino de Deus. Assim como a semente de mostarda demonstra, o que vale não é a quantidade ou a grandeza exterior, mas a energia interior. O fermento em pequena quantidade tem o poder de levedar a massa inteira. Assim também o Reino, apesar de sua pequenez, tem a força de transformar toda a realidade deste mundo.
As duas parábolas nos ensinam a verdadeira paciência que não é resignação e passividade diante do mal. Paciência é a virtude dos fortes porque conhecem o poder irresistível do Reino que tudo transforma e salva.
Devemos acolher em nós o Reino, a Palavra de Deus, que é pouca coisa, quase imperceptível, mas cuja força pode transformar nossa vida e a do mundo. É preciso paciência e confiança.
De fato, o Reino de Deus não aparece extraordinariamente na Mídia, não alcança os índices do IBOPE. Mas ele está presente, como fermento na massa, como semente de mostarda atirado no jardim. Parece que não acontece nada. Não vemos diferença alguma no mundo nem na nossa vida. Mas ele já começou a sua ação transformadora e um dia chegará à sua plenitude.