Comentário ao Evangelho do Dia – 21 de setembro

(21 de setembro – sexta-feira – Festa de São Mateus)

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

A festa de hoje nos ensina muitas coisas.

Jesus não somente perdoa pecados. Ele transforma o pecador. Esta é a obra maravilhosa da misericórdia de Deus: com apenas uma palavra, Jesus faz do pecador um discípulo, que depois será apóstolo e evangelista.

O sistema de arrecadação de impostos funcionava através de intermediários a serviço dos romanos e do governador regional. Hoje nós falaríamos de serviço terceirizado, mais exatamente uma concessão. Tal sistema se prestava a abusos de todo tipo e favorecia e tornava odiosos os cobradores de impostos. Tanto que eles eram pecadores públicos.

O chamado de Jesus salvou Mateus da escravidão do pecado, do pecado do roubo, da extorsão. Mateus deixa de ser escravo do dinheiro para receber com o chamado de Jesus a liberdade do seguimento. Ele deixou tudo para seguir Jesus.

São Mateus deixou uma vida feita de roubo, extorsão, abuso de poder para uma vida nova em companhia de Jesus. De Jesus ele aprendeu não somente a ser justo, mas também misericordioso com os outros. Aprendeu que os bens da criação são possuídos para que frutifiquem e sejam repartidos com os outros.

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880