Comentário ao Evangelho do Dia – 19 de outubro

19/10 Sexta-feira da 28ª Semana do TC

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Milhares de pessoas se reuniram a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar: tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. A hipocrisia é o comportamento de aparecer de maneira diferente do realmente somos. Esse comportamento de hipocrisia pode ter como causa dois motivos: o desejo de ser considerado pelos outros mais santo do que realmente é, ou então, o medo que foge dos perigos. É a tática dos fracos sem proteção ou dos fortes que querem oprimir os outros.

Para evitar esse pecado, Jesus aponta a misericórdia de Deus. Ela nos preserva da hipocrisia com o seu perdão generoso. Deus nos perdoa com a condição de que confessemos as nossas culpas como realmente elas são. Sem querer ser melhores do que somos de fato. Se formos simples, podemos ir ao encontro do Pai com a humildade e a segurança de sermos perdoados no amor. A hipocrisia, pelo contrário, impede que tenhamos acesso à misericórdia divina e que a recebamos.

Para superar o medo que nos leva à hipocrisia, Jesus nos ensina a não ter medo, porque Deus nos protege dos verdadeiros perigos. Devemos ter confiança, não devemos nos esconder de nada. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.

A hipocrisia é uma grande escravidão. Ela nos faz escravos de nossa própria imagem e do papel que imaginamos desempenhar. Assim vivemos sempre escondidos atrás de muitas máscaras, sem naturalidade e sem liberdade. É exatamente dessa alienação que Jesus deseja nos libertar.

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880