Comentário ao Evangelho do Dia – 06 de setembro

06 de setembro (5ªf da 22ª semana TC)

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Para Pedro o episódio da pesca milagrosa assinalou uma nova etapa na sua vida, depois do primeiro encontro que ele teve com Jesus.

A pesca milagrosa assinala também uma nova etapa no ministério de Jesus. Jesus chama Pedro para o seguimento. Associa ao chamado também os filhos de Zebedeu, Tiago e João. De agora em diante, Jesus não está mais sozinho, mas rodeado dos discípulos que ele chamou e encarregadas para continuar a sua missão evangelizadora. Delineia-se o que será a Igreja querida por Jesus.

A pesca milagrosa mostra para Pedro que a evangelização não é uma obra humana. Jesus quis conduzir Pedro e os seus companheiros para além das coisas ordinárias desta vida. Com efeito, Pedro tinha dito a Jesus que os esforços tinham se revelado inúteis: Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos… Como profissional experimentado, Pedro sabia que lançar de novo as redes seria inútil. No entanto, ele confia mais na palavra de Jesus do que em sua experiência e conhecimento: em atenção à tua palavra, vou lançar as redes. A pesca tão abundante quanto inesperada, fizeram Pedro ficar com medo. É o temor sagrado que a pessoa religiosa experimenta diante de Deus. Esse temor purificou Pedro e abriu os seus olhos para além das evidências humanas.

É nesse momento que Jesus alarga de maneira surpreendente os horizontes da vida de Pedro: De hoje em diante serás pescador de homens. Se a pesca de peixes foi milagrosa, muitos mais milagrosa será a pesca de homens. Já no chamado inicial de Pedro, Jesus deixa claro a ele que não poderá atribuir absolutamente mérito algum. Para pescar homens, Pedro deverá confiar em Jesus muito mais do que confiou nele para pescar peixes! Pedro deverá se confiar à generosidade divina e deverá ser a humildade para poder pescar homens com abundância.

Peçamos a Jesus que ele nos liberte das estreitezas de nossa soberba e de nossa falta de confiança na graça divina.

Compartilhe: