Comentário ao Evangelho – 7º dia da Oitava do Natal – 31.12.2022

7º dia da Oitava do Natal

Jo 1,1-18

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Estamos no último dia do ano. Para essa ocasião é bom refletirmos o versículo 16 desse belíssimo texto joanino que é o Prólogo do Quarto Evangelho: “de sua plenitude todos nós recebemos graça por graça”.

Esse versículo é muito oportuno porque nos ajuda a terminar este ano com a atitude de gratidão. Com efeito, todos nós recebemos da plenitude de Cristo, todos os dias deste ano, cada a um a seu modo. O Senhor distribuiu as suas graças segundo as necessidades de cada um. E nós recebemos graça por graça, ou seja, recebemos uma graça após outra graça: cada graça que recebemos nos preparou para outra graça maior, e todas essas graças recebidas neste ano nos preparam para uma graça ainda maior no ano que vai começar.

Nós recebemos a graça do perdão de Deus para ter a graça da coragem de continuar a nossa caminhada; recebemos a graça da luz que iluminou nossos passos para que pudéssemos também ajudar outros a caminhas sob a luz de Deus: e esta é graça sobre graça.

Precisamos, porém, reconhecer que a graça mais importante foi o próprio Deus. No fim deste ano devemos reconhecer ainda mais uma vez o grande dom que é Deus mesmo! Ao longo deste ano Jesus se deu a nós na Palavra proclamada, na eucaristia celebrada e na comunhão, na pessoa do irmão sofredor… Isto tudo é graça sobre graça!

Terminamos o ano constando: “de sua plenitude todos nós recebemos graça por graça”.

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais