5ªf da 22ª semana TC
Cl 1,9-14
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
Paulo reza pelos colossenses. Em sua oração ele pede a graça de os colossenses chegar “a conhecer plenamente a vontade de Deus”. Dentre tantas coisas que o Apóstolo podia pedir a Deus em favor dos colossenses, pede exatamente que os colossenses possam progredir no pleno conhecimento da vontade de Deus.
Esse conhecimento não é meramente teórico, não é somente um conteúdo intelectual adquirido. O conhecimento da vontade de Deus implica levar uma vida digna do Senhor para ser agradável a Ele em tudo. Com a graça desse conhecimento, os colossenses poderão produzir frutos em toda boa obra. Não se deve, portanto, reduzir esse conhecimento a simples aceitação intelectual. O autêntico conhecimento implica sempre a prática da vontade de Deus.
Por isso, Paulo, além do conhecimento sobrenatural, pede também a sabedoria e o discernimento. A sabedoria consiste no conhecimento do plano salvador de Deus e, por isso, indica para o cristão a direção em que deve caminhar, as normas que deve observar no seu modo de viver. O discernimento, por sua vez, é o conhecimento crítico, a capacidade e a prática de distinguir entre o bem e o mal. Tanto a sabedoria quanto o discernimento não são o resultado do esforço humano, mas sim fruto saboroso do Espírito Santo.
A Igreja, assim apoiada na força do Espírito Santo, pode crescer e se multiplicar, sem temer as hostilidades do mundo. Para enfrentar essas hostilidades contra o Evangelho são necessárias duas virtudes, que também são objeto da oração de Paulo: a paciência e a constância. A paciência é necessária para enfrentar as forças contrárias e hostis, e a constância é a virtude necessária para suporta heroicamente os inevitáveis sofrimentos pelo Evangelho.
Nisso tudo consiste a plenitude da vida cristã: em conhecer a vontade de Deus para colocá-la em prática e para produzir frutos de boa obra, com a sabedoria e com o discernimento dados pelo Espírito Santo, munidos de paciência e fortaleza para enfrentar as hostilidades do mundo que se opõe ao Evangelho.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais