5a. feira da 10ª. Semana TC
2Cor 3,15-4,1.3-6
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
São Paulo se inspira no relato da criação de Gênesis para descrever o esplendor da vocação cristã. Qual é a nossa vocação cristã? É a de sermos transformados na imagem perfeita de Deus que é Cristo.
É por isso que São Paulo escreve: “todos nós com o rosto descoberto, refletimos como um espelho a glória do Senhor e, na mesma imagem, somos transformados, de glória em glória, pelo Espírito do Senhor”. É uma afirmação muito densa de conteúdo, porque é grande e estupenda é a nossa vocação. Cristo é a imagem gloriosa e resplandecente do Pai: quem o vê, vê o Pai (Jo 14,8-9). Cristo é a luz que se difunde e a tudo ilumina. Por isso, somente Cristo é imagem perfeita. Assim a nossa vocação consiste em refletir, como em um espelho, a glória de Cristo para sermos transformados na imagem perfeita do Pai.
Para realizar a nossa vocação de refletirmos em nós a glória de Cristo precisamos primeiramente contemplar o Senhor. Para refletir a glória de Cristo é preciso estar diante dele. Assim a oração, a meditação e a contemplação da sua palavra são os meios normais e cotidianos para sermos transformados na semelhança do Senhor Jesus.
Outra exigência para realizar a nossa vocação é a ação do Espírito Santo. Não somos nós que realizamos essa transformação espiritual em imagem de Deus. Se quisermos imitar o Senhor contando somente com nossas forças e capacidades, seremos meramente uma imitação superficial e falsa de Cristo. Se, pelo contrário, formos dóceis ao Espírito, seremos realmente transfigurados em Cristo, “de glória em glória”.
Como é bela e estupenda a vocação cristã!
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais