Comentário ao Evangelho – 2ªf. da 23ª semana TC – 11.09.2023

2ªf. da 23ª semana TC

Cl 1,24-2,3

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Há uma afirmação de Paulo que precisamos interpretar bem. Paulo afirma: “alegro-me de tudo o que já sofri por vós e procuro completar na minha própria carne o que falta das tribulações de Cristo”. Alguns entendem essa afirmação como se Paulo pretendesse completar o que falta à paixão de Cristo. Mas essa interpretação não é correta.

Primeiramente porque não se trata da paixão de Cristo, mas das suas tribulações. Depois, porque à paixão de Cristo não falta nada. A paixão de Cristo é suficiente para salvar o mundo inteiro. Por isso não devemos pensar que Paulo pretender completar algo que falta à paixão de Cristo.

A tradução da CNBB é muito boa. De fato, ela traduz: “procuro completar na minha própria carne o que falta das tribulações de Cristo”. Assim a paixão de Cristo, que é completa, pode continuar e estar presente na vida dos cristãos e isso comporta boa dose de tribulações.

São Paulo tem firme convicção de que a participação na paixão de Cristo por meio das tribulações é fecunda para os outros. Ele vê a paixão à luz da ressurreição e, por isso, sabe que participar da paixão de Cristo e a condição para participar de sua ressurreição. Por isso ele enfrenta as tribulações não com resignação, mas com alegria: “alegro-me de tudo o que já sofri por vós”.

A vocação cristã nos leva a reconhecer nas tribulações sofrida uma graça preciosa de união com Cristo em sua paixão e ressurreição. As tribulações são uma graça de amor autêntico, por isso, uma graça que traz alegria: “alegro-me de tudo o que já sofri por vós”.

Peçamos ao Senhor que nos ajude a reconhecer a graça que se esconde nas tribulações sofrida por causa do Evangelho.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: