2ª feira da 22ª semana TC
1Ts 4,13-18
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
Paulo utiliza uma linguagem simples e cheia de imagens para falar da parusia de Cristo, ou seja, da segunda vida de Cristo.
Os tessalonicenses julgavam que o retorno de Cristo estava próximo e que dele não tomariam parte os membros da comunidade que já tinham falecido.
Para responder a essas dúvidas, Paulo declara que o retorno de Cristo não pode ser previsto nem calculado. Com efeito, Paulo ensina: “Quanto ao tempo e à hora, meus irmãos, não há por que vos escrever. Vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão, de noite”.
Os cristãos devem ter consciência da incerteza do momento da vinda de Cristo, e por causa disso, devem também estar sempre alertas, devem estar sempre unidos a Cristo na fé, na esperança e na caridade. Essa é a maneira que os cristãos recebem a salvação que Cristo lhes proporcionou pela sua morte e ressurreição.
Quanto aos que já faleceram, Paulo afirma que “Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte”. É admirável o que Paulo anuncia: os que morreram unidos a Cristo, serão trazidos de volta com Cristo! Assim a volta de Cristo assinalará a volta de todos os fiéis de Cristo.
Assim o conteúdo, a essência da esperança cristã é estar com Deus, estar com o Senhor. Não se trata da sobrevivência das almas separadas do corpo, mas da pessoa em sua integridade. Trata-se da realização do que Cristo prometeu ao bom ladrão: “hoje estarás comigo”!
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais