Comentário ao Evangelho – 2ª feira da 10ª Semana TC – 12.06.2023

2ª feira da 10ª Semana TC

2Cor 1,1-7

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

São Paulo fala de desolação e consolação. A desolação é a tribulação e o sofrimento.

As provações de Paulo são provocadas tanto pela própria comunidade quanto por perseguições externas.

Nesta carta de 2Cor, Paulo precisará se defender de calúnias que certos membros da comunidade fazem contra ele. Ele foi acusado de inconstância e leviandade. O grupo de oposição da comunidade se baseava em pretexto mínimo de uma mudança nos planos de viagem de Paulo, acusava-o de enganador, de ser sim e não ao mesmo tempo, de falta de sinceridade.

Além do sofrimento causado pelas calúnias de alguns, Paulo descreve também como foram duros os últimos dias em Éfeso. Ele descreve de maneira dramática: “Irmãos, desejamos que tomeis conhecimento da tribulação que nos sobreveio na Ásia: foi tão pesada e acima de nossas forças, que chegamos a desesperar de viver”.

As provações de São Paulo são, de fato, grandes. Mesmo assim ele fala de consolação. Mais ainda, afirma que a consolação vem de Deus e supera todas as provações. Mais admirável ainda é que a experiência da tribulação e da consolação é uma experiência apostólica: “se somos afligidos, é para a vossa consolação e salvação; se somos consolados, é para a vossa consolação a qual sustenta a vossa perseverança em meio aos mesmos sofrimentos que nós também padecemos”. O verdadeiro apóstolo é aquele que está disposto a experimentar desolação e consolação em favor dos outros aos quais quer consolar e santificar.

Peçamos a Deus a luz para entender o valor das tribulações sofridas em união com Cristo em favor da salvação dos outros. Que possamos nos manter firmes nas provas, firmes na fé, firmes junto à cruz de Cristo na esperança da consolação divina em favor dos irmãos e irmãs.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: