Coleta da Solidariedade 2019: Núcleo de prestação de serviço da Anspaz (Chácara Nova Vida – Boituva/SP).

Nos dias 13 e 14 de abril, acontece a Coleta da Solidariedade (Gesto Concreto da Campanha da Fraternidade), e o Conselho Gestor do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS) decidiu beneficiar 2 organizações sociais, uma delas é o Núcleo de Prestação de Serviço da Associação Nossa Senhora Rainha da Paz, conheça um pouco do trabalho:

Uma das entidades beneficiadas pelo Fundo Arquidiocesano de Solidariedade, através da Coleta da Solidariedade proposta pela Campanha da Fraternidade 2019 é o Núcleo de prestação de serviço da Anspaz (Associação Nossa Senhora Rainha da Paz) – Chácara Nova Vida.

O idealizador desse trabalho é o italiano Padre Giuseppe Sometti. Atualmente as atividades na Chácara são orientadas pelo Padre Paulo Sérgio Mendes Silva em unidade com o Padre Sometti. Ele chegou ao Brasil nos anos 80 e em 1988 fundou a Associação Nossa Senhora Rainha da Paz (Anspaz).

Inicialmente a Anspaz acolhia crianças em situação de risco em regime de acolhimento institucional nas “casas lares” proporcionando melhores condições de vida com moradia, alimentação, higiene, educação, cultura, esporte, lazer e religião. Desse trabalho surgiu a necessidade de um trabalho com a família na prevenção e tratamento de dependência química. Com o apoio da CEFAS Sorocaba surge a Chácara Nova Vida.

A Chácara Nova Vida iniciou suas atividades em fevereiro de 1997, em uma barraca de camping em meio a uma plantação de cana, com quatro membros fundadores; está situada em Boituva, na SP 129 (estrada Boituva/Tatuí).

Há uma instalação onde são cultivadas hortas e pomares para o sustento, criação de animais como vacas leiteiras, leitões e galinhas. Há também uma padaria, marcenaria, serralheria, ateliê e produção de produtos de limpeza. Além do trabalho para sustento próprio, é celebrada a Santa missa diária às 6h da manhã, o Terço da Misericórdia às 15h e o Santo terço Mariano às 18h30. Aos domingos, o terço mariano é meditado às 7 horas da manhã e a Santa Missa celebrada às 18h30.

Também são desenvolvidas atividades como futebol, vôlei, aula de Yoga, musculação, jogos de mesa, exibição de filmes, aulas de Catecismo e Oficina de oração e vida.

O programa

Atualmente a capacidade de atendimento é para 25 internos. Entre os objetivos do Núcleo estão a reintegração do ser humano à vida, recuperando o dependente do uso de drogas lícitas e ilícitas, ligados à drogadição e ao alcoolismo; o desenvolvimento das competências como comportamentos saudáveis, atitudes e valores; além da incorporação de hábitos saudáveis como práticas esportivas e auxiliar no desenvolvimento da autonomia e formação do caráter.

O programa de recuperação de dependentes químicos tem a duração de 12 meses, pode ser interrompido ou prolongado conforme a necessidade do dependente, caso ainda se sinta chamado a se consagrar a Deus em favor de outros dependentes.

Metas para 2019

– construção de um refeitório para acolher familiares dos internos e demais visitantes, visto que a família é incentivada a frequentar os grupos de apoio;

– equipamentos necessários: fogão industrial 6 bocas, coifa com exaustor, bancada de aço inox ou mesa granitada, pias com duas cubas, rechaud para servir, 20 jogos de mesa plástica com cadeiras.

Contato

Anspaz – Av. Ciro de Albuquerque, 5014 – Jd. Marabá – Itapetininga/SP.

Tel.: (15) 3273-4188.  E-mail: [email protected]

Fotos: Facebook Anspaz.

Leia também: “Convidamos os fiéis a participarem consciente e generosamente”, diz o arcebispo com relação ao gesto concreto da Quaresma.