Alunos do Curso de Formação Teológica Pastoral visitam a Cúria

Os alunos do Curso de Formação Teológica Pastoral tiveram uma manhã diferente nesta quarta-feira onde foram conhecer de perto as instalações da Mitra Arquidiocesana de Sorocaba, carinhosamente recepcionados pelo vigário geral, Padre Manoel Cesar Junior.

Após uma breve explanação sobre a Mitra e a Cúria da Arquidiocese, percorreram as áreas que fazem parte da administração, sendo recebidos por cada um dos responsáveis.

A visita valeu por uma aula prática aos alunos do segundo módulo da matéria “Introdução á História da Igreja” e foram conduzidos pelo orientador, Diácono José das Cruz.

Para a maioria dos alunos, conhecer as instalações da Mitra foi uma grande novidade, pois, se em sala de aula puderam ter uma leve noção sobre o organismo da Igreja, na prática puderam compreender melhor a Mitra com a sua imagem de pessoa jurídica perante a sociedade, com a estrutura semelhante ao de uma empresa, sendo a Mitra a matriz e as 59 paróquias, mais seis setores, as suas filiais.

“Importante lembrar que, toda essa estrutura da Gestão Eclesial está a serviço da Missão Primária da nossa Igreja, que é a de Evangelizar”, lembrou o Padre Manoel, no encerramento da visita.

Na área de RH tiveram uma explanação da senhora Patrícia, que há 3 anos faz esse trabalho, que administra 240 colaboradores da Arquidiocese. No setor financeiro foram acolhidos pelo responsável, o senhor Jair, que é um prestador de serviço, nessa área. Na área contábil, onde é feito todo processo de consistência da documentação movimentada, conversaram com o senhor Márcio, que responde por esse trabalho, juntamente com sua equipe de colaboradores.

 

Uma volta ao passado…

Se perguntar a cada aluno que participou qual setor mais chamou sua atenção, certamente todos vão responder que foi conhecer o arquivo da Arquidiocese, onde o Chanceler, Padre Giulli, deu uma verdadeira aula sobre o papel e as funções da Chancelaria do Arcebispado, sendo que, a guarda e a manutenção dos arquivos, é uma delas.

Padre Giuli, dando uma atenção toda especial, fez questão de mostrar aos alunos livros de registro de ordenações, casamentos e batizados do século XVII, inclusive a ata original da criação da Diocese de Sorocaba, em 1924, tudo muito bem guardado e conservado, graças também à dedicação da secretaria do Arcebispo, a senhora Luciane Santucci. O Chanceler explicou que uma grande parte desse material já está digitalizado e disponível para consulta.

Antes da Proclamação da República, a Igreja era a gestora do cartório, no registro de batizados e casamentos, papel que ficou com o Estado, a partir de 1890. Mas ainda há uma grande movimentação de documentos, de pessoas ou instituições que fazem sua pesquisa para comprovar as certidões.

O Diácono José da Cruz informou que a visita à Mitra passará a fazer parte das aulas de “Introdução à História da Igreja”, em cada novo semestre. “Há leigos que nem imaginam onde fica e qual é o papel da Mitra arquidiocesana, a ideia é fazer com que os alunos do segundo módulo tenham essa oportunidade de conhecer melhor a nossa Igreja, pois tendo essa visão mais ampla poderão ser excelentes colaboradores em suas paróquias”, finalizou.

 

Fonte: Pascom

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880