Agradecimento Festa Padroeira 2020

Olá meus irmãos e irmãs em Cristo!

 “A vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo!”. (Ef 1,2). “Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações. Rogo ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê um espírito de sabedoria que vos revele o conhecimento dele; que ilumine os olhos do vosso coração, para que compreendais a que esperança fostes chamados, quão rica e gloriosa é a herança que ele reserva aos santos,”. (Ef 1, 16-18).

Que experiência maravilhosa vivemos em nossa paróquia Santuário, na casa da Mãe Aparecida no dia de ontem. Como foi bom estarmos juntos em oração e comunhão para celebrarmos a fé e devoção a mãe de Deus e nossa Mãe.  Apesar das circunstâncias impostas pela pandemia, o povo não mediu esforços em celebrar este tempo tão especial para a fé do povo brasileiro e especialmente os devotos e peregrinos. Que maravilha, que belo testemunho de muitos que com muita fé e esforço lá estavam e persistiram mesmo em meio ao cansaço dos árduos dias de trabalho. No tríduo e no dia da padroeira desde a madrugada, os mesmos rostos que expressavam o cansaço após um dia intenso de trabalho eram os rostos que estavam alegres e com sorriso e emoção cantavam a fé e a devoção a Maria.

Nestes dias testemunhamos a presença de Deus, dirigindo uma palavra a todos nós, pelos padres que por aqui estiveram, mas também pelo esforço e dedicação de todos os que estavam comprometidos com a acolhida, liturgia, ministério de música, equipe festa e eventos, equipes da barraca de artigos religiosos, equipe de limpeza e higienização e tudo que foi necessário para que tudo concorresse para o bem comum de todos e correu bem com Graça a Deus.

Que benção e maravilha foi escutar depois das missas: “padre, o padre que rezou a missa hoje falou muito bem, foi emocionante, ele estava inspirado. A palavra foi dirigida para mim, eu precisava muito escutar isso”, ou mesmo “padre, minha família estava precisando desta benção especial”, “padre que emocionante nossa Senhora é maravilhosa e não me abandona nunca, padre que ministério de música como cantam bem”. Quantos testemunhos nos mostram que foram dias maravilhosos e tempo de graça em nossa vida. Assim, podemos dizer com certeza: Graças a Deus valeu a pena todo o esforço, sacrifício e fidelidade.

Já, no dia da festa dia 12, o Dia da Padroeira que dia fantástico, uma verdadeira e feliz benção. Muitas missas, sempre bem celebradas, alegres e bem participativas. Que amor, que fé expressada por todas as pessoas que por aqui passaram e as que acompanharam em oração e pelos meios de comunicação (rádio, facebook, instagram). Quantos vieram aqui para “pagar suas promessas, para agradecer uma graça alcançada”. Quantos não foram os que pude ver emocionados, chorando de alegria e gratidão, quantos vieram trazer em seus corações as suas necessidades e o pedido para uma graça que precisa ser alcançada e em seus olhos as lágrimas de preocupação, porém o coração sempre repleto de fé, esperança e caridade, plena confiança na mãe Aparecida, mãe querida e amada por todos os fiéis devotos e também peregrinos.

Não posso esquecer jamais e nunca cessar de louvar e agradecer a Deus, pelo testemunho de fé e amor a nossa Senhora e ao Santuário de todos aqueles que trabalharam, durante todo o processo dessa festa.

Que maravilha pude ver a equipe de festa sempre correndo para atender a todos da melhor maneira possível. Como não lembrar do tradicional e gostoso pastel, do bolo de nossa Senhora, tudo feito com amor e dedicação, fruto de doações e caridade de muitos também, que creio dá o sabor gostoso. Que maravilha poder ir ao casarão e perceber nas pessoas a alegria em servir, desde os mais jovens aos mais experientes que já conhecem o caminho e ensinam a dar o testemunho do serviço a Igreja de Cristo e ao santuário.

Que maravilha, pudemos ver também equipes das barracas de artigos religiosos procurando sempre acolher e atender aos devotos e romeiros, mostrando além dos artigos e as e máscaras personalizadas, as telhas tiradas do antigo Santuário que pintadas pelos nossos paroquianos, mostram a arte, talento e criatividade em meio a pandemia. Tudo e todos mostrando o amor, generosidade e gratidão a nossa Senhora e ao Santuário. Tudo será revertido para as obras de acabamento e manutenção do nosso Santuário novo, “a casa da Mãe”. Agradeço a Deus e a todos vocês por esse empenho e esse trabalho tão intenso e positivo que foi feito.

Com muita alegria e gratidão, desejo a todos, paz, a graça e todo o bem. Que nossa Senhora da Conceição Aparecida, a qual celebramos dignamente e rendemos a devida homenagem, estenda sobre cada um de vós, sobre a vossa saúde, sobre e vossa família a benção de Deus todo misericordioso!

“O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça! O Senhor volva o seu rosto para ti e te dê a paz!”. Números, 6,25-26

Pe. Ricardo Chizzolini

Reitor e Pároco do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Foto: Felipe Moraes – PASCOM Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida