#aconteceu Diáconos iniciaram formação permanente

Na reunião realizada na manhã do último sábado (15), que aconteceu na Comunidade Bom Jesus da Cana Verde – Paróquia São Bento, os Diáconos Permanentes passaram a ter Formação Permanente, como ficou decidido na Comissão Arquidiocesana, para os encontros deste ano.

A Formação será dada pelo Padre José Edmilson – Acompanhante dos Diáconos, que durante todo o primeiro semestre estará estudando com os Diáconos a exortação pós-Sinodal “Verbun Domini”, de Bento XVI, que recolhe as conclusões do Sínodo dos Bispos, realizado no Vaticano em Outubro de 2008, sobre “A Palavra de Deus na Vida e Missão da Igreja”.

“Nós não somos mais uma geração da palavra, mas da imagem, pois a partir desta nova cultura enraizada em nosso meio temos sérias dificuldades para lermos textos longos ou livros de estudo, trabalhamos com mensagens curtas e elementos simbólicos, nas nossas redes sociais” afirmou inicialmente o Padre Edmilson, que elaborou um resumo de cada tópico da Exortação apresentando aos Diáconos uma apostila onde destacou alguns itens deixando quatro perguntas para a reflexão, que se referem a Palavra de Deus:
O que estou lendo realmente?
Como essas palavras se relacionam comigo?
Qual é a sua importância para a minha vida de Fé?
Em que medida me ajudam a conhecer melhor o meu caminho para a realização humana?
Recomendou o livro “Léctio Divina”, editado recentemente pela CNBB, como o principal subsídio para o estudo que será desenvolvido no primeiro semestre.

 

Seminaristas que serão ordenados se apresentaram

Os Seminaristas Jean Carlos e Rosalvo de Sá Rodrigues Araújo, se apresentaram aos Diáconos para fazer o convite para suas ordenações Diaconais. Jean será ordenado no dia 10 de maio, às 10h, na Matriz de Nossa Senhora Rainha dos Anjos – Vitória Régia, enquanto que Rosalvo será no dia 19 de abril, às 16h na Matriz de São João Batista e Imaculada Conceição – Votorantim.

As Laudes foram conduzidas pelo Diácono Claudio – Paróquia São Luiz Gonzaga. Nas comunicações, o Diácono José da Cruz lembrou as orientações sobre o pagamento do retiro, e o Diácono Alexandre Cato fez a prestação de contas da Tesouraria, apresentando ao Conselho Fiscal os Livros exigidos pela atual legislação, referente ao período de 2019.

O anfitrião Diácono Pedro Paifer fez a saudação e o acolhimento dos Diáconos e, ao final, o Pároco Padre João Alfredo conduziu a oração e a Bênção da refeição, preparada carinhosamente pela equipe de eventos da comunidade. Os Diáconos voltam a se encontrar no dia 06 de março, com as esposas, no Retiro anual, que vai acontecer na Chácara São José – Sorocaba.

 

Texto: Diácono José da Cruz