125ª Romaria de Aparecidinha acontece neste domingo com benção papal

A tradicional Romaria de Aparecidinha acontece no próximo domingo, dia 14 de julho, em Sorocaba.

Em sua 125ª edição, a Romaria tem início com a Santa Missa, às 5h, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte. Em seguida, os romeiros percorrem o trajeto, de cerca de 16 quilômetros, passando por diversas vias de Sorocaba e pela Santa Casa de Misericórdia, até chegar ao Santuário Novo, em Aparecidinha.

Neste ano, aqueles que participarem da Romaria receberão a benção papal com indulgência plenária, em missa campal presidida pelo Arcebispo de Sorocaba Dom Julio Endi Akamine, na chegada da imagem em Aparecidinha.

Além desta, outras três missas estão programadas, às 12h no Santuário Histórico (velho), e às 15h e 17h no Santuário Novo.

Em 1º de janeiro de 2025, outra procissão leva a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida de Aparecidinha de volta para a Catedral.

Benção papal com indulgência plenária

A indulgência plenária diz respeito as penas temporais do pecado, uma vez que a absolvição Sacramental nos livra da pena eterna, mas a temporal permanece, sendo esta apagada pelas indulgências, sem as quais, o penitente passará pelo purgatório antes de ter a visão Beatífica.

Em uma linguagem mais simples, o diácono José da Cruz explica que “as penas temporais são as consequências do pecado, na vida de quem foi atingido por ele. Você confessa o pecado, é absolvido, porém, os malefícios que causou na vida de alguém, por exemplo, permanecem.”, conclui o diácono.

Texto: Alan Larrubia | Pascom Arquidiocese de Sorocaba

Foto: Arquivo Pascom – Cícero Souza | Pascom Arquidiocese de Sorocaba